Nesta era de marketing digital, é crucial que não nos esqueçamos das regras básicas do branding.

O marketing tradicional aproxima-se do fim e o marketing digital está cá para substituir. Todas estas alterações inspiram mudanças radiciais na cultura empresarial, no comportamento dos consumidores e na economia em geral.

O meio mudou e existem novas perspetivas para branding e publicidade, mas as regras de marketing ainda são fortes. O objetivo ainda é vender um produto a uma audiência.

Infelizmente, o entusiasmo em torno do Marketing Digital está a começar a alterar as regras pré-definidas e as leis da publicidade.

Normas, valores e tendências em constante evolução afetam estratégias publicitárias. Na última década as mudanças foram exponenciais! O crescimento contínuo da internet desenvolveu uma maneira totalmente nova de se comunicar e transmitir mensagens nas redes sociais. As redes sociais, as compras online e as comunidades da internet iniciaram uma nova era de comunicação global.

Estes utilizadores representam um segmento de mercado e clientes portenciais para as marcas, que têm novas formas de gerar receitas. Gerar receita acaba por ser sempre o objetivo. Este novo e atraente mercado não só forçou as marcas estabelecidas a criar e manter uma presença digital, mas também atraiu empresários que quiseram começar a entrar no setor dos negócios online.

O problema é que nem todos têm uma compreensão significativa de como o marketing digital funciona. Isso muitas vezes leva a que as marcas desconheçam as regras de marketing básicas em favor das táticas digitais.

As leis da marca são uma necessidade absoluta para os profissionais de marketing digital compreenderem e se adaptarem

1- Lei da Palavra

Ter uma palavra é um método clássico para reconhecer facilmente a marca.

Nunca escolha um nome que não fique na cabeça e evite conexões desarticuladas. O nome da sua marca deve ser uma palavra que realmente represente bem a categoria de produto.

2- Lei de Singularidade

Crie uma marca que seja diferente de qualquer outra. No digital, as marcas têm o hábito de seguir as tendências. As pessoas abrem negócios simplesmente com base nas tendências temporárias.

Embora o bem permaneça o mesmo, as marcas precisam construir uma personalidade que lhes dê exclusividade e uma identidade única.

3- Lei de Qualidade

Marketing digital assenta sobretudo em opiniões. Comentários negativos espalham-se e com isso a sua marca recebe uma avaliação de uma estrela. É de muita importância garantir que a qualidade do seu produto não seja questionada. No entanto, a qualidade não é suficiente, as marcas também se baseiam na perceçao da qualidade! É tudo sobre como quer que seu público perceba sua marca. Concentre-se num segmento de mercado.

4- Lei da Consistência

Num mundo digital em constante atualização, é difícil acompanhar as coisas. Isso significa que as marcas costumam unir-se a uma tendência e ignorar os valores das mesmas. Tudo em favor do tráfego. Concentre-se apenas no seu segmento de mercado e construa uma identidade de marca consistente e autêntica. Sem consistência, uma marca, ao invés de ser flexível, parece fraca e insegura. As tendências virais não têm relevância quando comparadas com a sua identidade.

O marketing digital é um conceito novo para muitas empresas. Novo é emocionante e emocionante pode ser perigoso. Há uma lacuna entre a compreensão do marketing básico e do marketing digital. A plataforma é nova, mas as regras permanecem as mesmas.

Não importa o que aconteça, uma coisa é certa, o marketing digital é o futuro!

Conheça 5 razões para investir online.

Tags:
Anterior
Os 5 erros mais comuns na criação de um negócio de ecommerce
Próxima
Redes sociais: como identificar a mais adequada à sua estratégia?
Menu