7 dicas infalíveis ter sucesso nas vendas na hora de montar um e-commerce

  1. Home
  2. Blog
  3. 7 dicas infalíveis ter sucesso nas vendas na hora de montar um e-commerce

 

dicas do e-commerce

Como já abordamos em outros artigos, o e-commerce apresenta muitas vantagens em relação aos demais canais de vendas, e isso é fruto de uma mudança do comportamento dos clientes nos seus respectivos hábitos de consumo.

Devido a essa realidade, muitas empresas estão migrando suas operações de vendas para as plataformas de e-commerce, para que assim, estejam mais próximas do seu público-alvo.

Mas você sabe como estruturar e executar esse processo? Para te ajudar nessa etapa tão importante a Agência Influência traz até você este artigo contendo 7 dicas infalíveis para ter sucesso ao montar o seu e-commerce.

1 — Escolha o segmento de atuação

Todo projeto empresarial precisa ter um foco e objetivos bem determinados, e isso não poderia ser diferente no momento de montar um e-commerce. Para que você tenha sucesso nessa atividade é preciso definir o segmento de atuação — um fator decisivo para direcionar corretamente os esforços e agir de forma efetiva para alcançar o público de interesse.

A partir dessa definição será possível estruturar os passos seguintes que serão executados na montagem do seu e-commerce de sucesso. E lembre-se que o seu negócio não deve ser apenas “mais um” a comercializar produtos pela internet, mas, que é estruturado para sanar as dores e necessidades de consumo do seu público-alvo.

2 — Respeite a legislação vigente

Estar plenamente em conformidade com a legislação empresarial e fiscal, bem como com os direitos do consumidor são fatores essenciais na hora de montar o seu e-commerce e ter sucesso com as suas operações. Isso evita que futuros problemas legais venham a ocorrer e, além disso, demonstra ao seu consumidor a seriedade do seu negócio.

Além disso, seja transparente em suas operações e respeite as práticas comerciais como, por exemplo, o cancelamento da compra, os prazos de troca de mercadorias avariadas, demais despesas que podem envolver a transação comercial e outros fatores relacionados.

3 — Estabeleça parcerias de fornecimento

Um e-commerce tem operações de vendas muito aceleradas, por isso, os seus processos de ressuprimentos devem ser ágeis e otimizados. No entanto, para que isso seja possível, você deve estabelecer parcerias de fornecimento nos moldes just in time — na hora certa.

Isso garante os níveis ideais dos estoques, sem que haja um excesso de quantidade armazenada (o que gera a imobilização de recursos financeiros), nem a falta de itens com alta demanda.

4 — Escolha uma boa plataforma

A tecnologia é tão importante quanto os demais itens, pois, está relacionada à atividade-fim do seu novo empreendimento. Logo, você deve escolher uma boa plataforma de e-commerce que proporcione um excelente ambiente de gerenciamento e usabilidade, bem como possibilite a integração entre os mais diversos meios de pagamento.

Além disso, a plataforma a ser adotada deve oferecer um ambiente avançado de atendimento ao cliente que, inclusive, permita a sua integração com softwares e plataformas de CRM — Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Outro fator a ser considerado é a infraestrutura que alocará a plataforma, pois, deve ter a capacidade de processamento para suportar toda a carga de trabalho, bem como de prover a segurança dos dados nas transações do e-commerce.

5 — Automatize processos

Para montar um e-commerce de sucesso você deve aplicar o princípio do bom uso da Tecnologia da informação no objetivo de automatizar processos, dado que, isso reduz as margens de erros operacionais, bem como otimiza a execução das tarefas, poupando tempo e dinheiro.

6 — Planeje a logística

Planejar a logística é fundamental para ter um e-commerce de sucesso, por isso, você deve estruturar os processos de armazenagem e ter um local que permita um bom fluxo de entradas e saídas de materiais.

Também faz parte de uma logística efetiva a otimização dos pedidos, desde o seu recebimento, processamento, separação, emissão da nota fiscal e expedição.

Busque também realizar uma boa parceria com uma empresa de entregas, visto que, isso proporcionará agilidade e confiança nas operações.

7 — Adote estratégias de Marketing Digital

O e-commerce tem por natureza a premissa de nascer e ter o seu ciclo de vida operacional em um ambiente online e digital. Por essa característica e o fato do seu público estar no ambiente online, as estratégias de marketing também devem ter foco no meio digital.

Assim, adote as estratégias de Marketing Digital de forma estruturada e promova conteúdos que sejam agregadores ao seu público no processo de identificação das suas dores e no percurso do funil de vendas.

As principais abordagens do Marketing Digital são:

  • Inbound Marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Anúncios pagos (Google Ads, Facebook Ads e outras plataformas);
  • SEO — Search Engine Optimization;
  • Redes Sociais.

Vale ressaltar que uma abordagem não anula a outra, em vista que o melhor cenário se apresenta na adoção de todo o conjunto de forma estruturada e coesa.

Ao seguir essas 7 dicas, certamente, você terá sucesso nas vendas ao montar o seu e-commerce, pois, cada uma das abordagens citadas nesse artigo proporcionam uma metodologia para o alcance dos melhores resultados.

Gostou deste artigo? Temos outros em nosso blog que te ajudarão a estar sempre informado das novidades do marketing digital. Não deixe de entrar em contacto e conheça mais a respeito dos nossos serviços.

Anterior
Agência Influência abre sede em Portugal e cria intercâmbio de conhecimentos e novos negócios em marketing digital
Próxima
Como a tecnologia está ajudando na humanização do processo de vendas?
Menu