Como o marketing digital pode salvar a sua empresa

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Como o marketing digital pode salvar a sua empresaEstamos cada vez mais numa altura em que todos os consumidores procuram informação online antes de avançar para a aquisição de um produto ou serviço. No entanto, muitas das empresas portuguesas ainda não encaram o marketing digital como uma ferramenta superpoderosa para alavancar os seus negócios.

É importante ter em conta, que nos dias que correm, se a sua empresa não se encontra online, é como se ela não existisse para o consumidor.

A importância do Marketing Digital

Imagine a seguinte situação: houve uma fuga numa das canalizações da sua casa, e você não conhece nenhum canalizador que trabalhe perto da sua área de residência. Qual é a primeira coisa que vai fazer?

Pois bem, acreditamos que vá ao Google e faça uma pesquisa por canalizadores em Lisboa (vamos imaginar que vive em Lisboa). Se esta foi efetivamente a sua resposta, saiba que não está sozinho, pois 90% das pessoas faz isso.

Este é o principal motivo pelo qual todas as empresas, independentemente da sua área de atuação, precisam de colocar os seus negócios online, pois só assim podem aparecer quando os seus potenciais clientes procuram pela sua área de expertise.

Se ainda não se encontra a investir nesta vertente, saiba que está a cometer um grande erro, e que a sua aposta em marketing digital pode mesmo salvar a sua empresa e alavancar as suas vendas. Não acredita? Explicamos-lhe de seguida 7 sinais que a sua empresa precisa apostar nesta estratégia de marketing.

7 sinais que a sua empresa precisa de marketing digital

1 – Tráfego mensal muito baixo

É importante ter em conta que ter exposição e ganhar notoriedade online são objetivos que não são alcançados de forma rápida e que é preciso mais do que um site e umas publicações ou campanhas sazonais nas redes socais.

Para conseguir aumentar o tráfego do seu site (e consequentemente as suas vendas), deve apostar de forma consistente e contínua no relacionamento com o cliente, e isso pode ser feito através da partilha de conteúdo útil, informativo e relevante para o seu público alvo.

2 – Baixo volume de vendas

Se o seu volume de vendas é baixo ou baixou consideravelmente nos últimos tempos, isso é um sinal claro que tem mesmo de investir em marketing digital.

Tal como dissemos anteriormente mais de 90% das pessoas fazem uma pesquisa online sempre que necessitam de adquirir um serviço ou comprar um produto.

Assim sendo, para que consiga vender, tem que estar presente quando o seu potencial cliente precisa dos serviços que tem para lhe oferecer.

Se você não está presente, quem vai ficar a ganhar é a sua concorrência, pois a hipótese de vender é muito superior.

3 – Conteúdo é importante (muito importante)

Depois de algum tempo de atuação em determinado mercado, é provável que já tenha realizado algumas pesquisas no Google para saber qual o tipo de informação que a sua concorrência presta aos clientes e potenciais clientes.

Agora imagine que trabalha com uma área muito específica e que não há praticamente nenhuma informação relevante sobre a mesma. Isto, é o que se chama uma oportunidade.

É a sua oportunidade de começar a apostar em marketing digital, mais propriamente na produção de artigos, vídeos, tutoriais ou qualquer outro tipo de material que chame a atenção e eduque/informe o seu potencial cliente.

Acredite que se ele algum dia necessitar de um serviço da sua área de atuação, será você de quem ele se vai lembrar.

4 – Está a perder espaço para a sua concorrência

Pois bem, é provável que enquanto está a ler este artigo, a sua concorrência esteja a fechar uma venda através das suas diversas ferramentas de marketing digital.

Perder um potencial cliente para a sua concorrência pode acontecer por diversos motivos, nomeadamente: melhores ofertas comerciais, novos produtos ou serviços, melhores condições de venda, enfim…

No então, se quer voltar a angariar os seus clientes, tem de se fazer notar online. Seja através de contactos diretos de email, publicações frequentes nas redes sociais ou criação de conteúdo (pois apenas desta forma vai melhorar o seu ranking e vai começar a posicionar-se melhor que os concorrentes).

5 – Segmentação incorreta

Saiba que um dos principais erros dos empresários portugueses está precisamente na incorreta segmentação do seu público alvo e consequentemente dos seus esforços de marketing digital.

Quando cria corretamente a sua persona, deve ser o mais específico possível de forma a que toda a sua comunicação e estratégia seja realizada/implementada de forma correta, tornando assim mais simples medir o retorno das suas ações de marketing online.

6 – Integração da equipa comercial

É muito importante saber que a equipa de marketing da sua empresa não vai fazer todo o trabalho da equipa comercial. Ambas devem trabalhar em conjunto de forma a potenciar a venda de determinado produto ou serviço ao seu cliente.

Enquanto o trabalho dos gestores de marketing é despertar o interesse do cliente no que tem para vender, o trabalho dos comerciais é realizar a venda junto do cliente.

Tenha sempre em consideração que nenhuma das equipas pode trabalhar de forma individualizada.

7 – Há quanto tempo não tem um novo cliente?

Como é óbvio não existe nada de errado em manter os clientes que já tem atualmente felizes e satisfeitos com o seu trabalho. No entanto, é sempre importante gerar novos clientes, pois apenas desta forma é que vai conseguir aumentar o seu volume de vendas e alavancar a sua empresa.

Acredite, neste ponto, o marketing digital é uma ótima estratégia, pois os custos são bastante mais reduzidos e é possível saber com exatidão o retorno dos mesmos.

Agora que já sabe como é que o marketing digital pode salvar a sua empresa, está na altura de começar a ponderar seriamente alavancar a sua estratégia de marketing digital.

Se não o consegue fazer internamente, saiba que pode contar connosco para o auxiliar nesta implementação. Se precisar de algum esclarecimento adicional relativamente a este tema, não hesite em contactar-nos, pois iremos responder-lhe com a maior brevidade possível.

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