Uso de email marketing aumenta as vendas nos e-commerces

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Uso de email marketing aumenta as vendas nos e-commerces

Com uma nova linguagem e apoiadas em bons softwares, as estratégias de e-mail marketing são capazes de provocar grandes saltos nas vendas dos e-commerces. Veja como.

 

Vamos falar francamente. As dúvidas sobre a eficácia de e-mails marketing, mesmo quando se trata de e-commerce ou de qualquer outro negócio digital ainda permeiam o pensamento de muitos empresários e gestores.

A insegurança é perfeitamente natural já que tudo ou quase tudo começou na internet, por comunicação via e-mail, o que gerou muitas controvérsias por um bom tempo.

Mas não se engane: as estratégias sofreram uma verdadeira metamorfose. Se antes o e-mail marketing era algo invasivo e impessoal, chegando a funcionar como uma mala direta eletrônica cujo destino quase sempre era a lixeira, hoje é uma prática poderosa que multiplica cada centavo investido.

Para se ter uma ideia dessa força, estudos recentes comprovaram que no caso dos e-commerces, para cada R$1 investido em e-mail marketing o retorno é nada menos que R$38.

Só isso já mereceria a atenção de qualquer gestor. Mas há muitas outras vantagens embutidas na estratégia incluindo aquisição de novos clientes e aumento de receita.

Sendo assim vamos detalhar um pouco mais sobre esse tema, lembrando que, se implantadas da forma correta, as campanhas de e-mail marketing podem aumentar suas vendas ainda em 2020!

É importante ter  em mente que todas as mudanças na estratégia de utilização de e-mail marketing decorre de um longo aprendizado.  Trata-se portanto de uma forma muito eficiente de se escalar um negócio.

Por isso, contar com a inteligência de mercado e análise dos profissionais do marketing digital certamente trará resultados mais rápidos e assertivos. A Agência Influência pode ajuda-lo a alcançar essa meta.

Para que você entenda melhor o processo, vamos ao passo a passo.

 

1 – Captação de leads

Esse é o ponto de partida: uma estratégia eficiente de captação de leads. Logicamente que para aumentar a captação de leads você terá que levar os usuários para o site de sua empresa e ampliar o tráfego. Sobre esse tema há vários artigos relacionados aqui mesmo no blog da agência influência.

Mas só para recordar: invista em ações de atração como links patrocinados e técnicas de geração de leads por redes sociais, especialmente facebook.

A partir daí decida a metodologia que mais se adapta às suas necessidades. Pode começar com a criação de um bom formulário de captação (landing Page) que inclua ou não campanhas especiais, como por exemplo: cadastre-se e retire um brinde vip em nossa loja.

Pode optar ainda por oferecer conteúdo de interesse do lead como e-book em troca do preenchimento da landing Page.

Esse recurso faz parte do Inbound marketing ou marketing de conteúdo. Você pode encontrar mais informações sobre a importância desse assunto aqui .

Os formulários de captação podem ser disponibilizados em diversos pontos do seu site como barra lateral, cabeçalho, rodapés, nas páginas do blog, etc.

 

2 – Segmentação

Segmentar clientes parece óbvio demais?  Então vamos lembrar que a segmentação de e-mail marketing para e-commerce é a base de toda estratégia. Resumindo: você precisa saber o que oferecer em sua mensagem para o lead certo e na hora certa.

A segmentação vai ajudar você a se manter relevante. Esse é o X da questão, o verdadeiro pulo do gato.

De nada adianta uma lista enorme de clientes quando não se sabe o que eles querem ou o que ofertar.

Cada cliente quer e precisa se sentir único. Portanto, com uma boa mensagem pessoal enviada a partir da segmentação do mailing as chances de retorno são muito maiores.

As campanhas segmentadas tem uma taxa de abertura 14% maior que as campanhas de e-mail marketing em massa.

Além disso, segmentar os leads permitirá que sua empresa aprimore métricas como taxas de abertura, o número de cliques e é claro, o engajamento. Com base nessas informações você e sua equipe poderão melhorar e adequar os conteúdos das campanhas, se necessário.

A linguagem dos e-mails é outro ponto que precisa de total atenção. Estabeleça uma linguagem padrão para sua empresa e a mantenha. Avalie se a sua comunicação deve ser mais leve e descontraída como uma loja de artigos esportivos ou extremamente formal, como um escritório de advocacia?

A linguagem deve ser inspirada na sua persona. É uma ótima maneira de gerar empatia via e-mail.

Para poder trabalhar corretamente e trazer bons resultados com a segmentação sua equipe precisará de um  software de automação de marketing. Essa ferramenta também ajudará na qualificação de leads e na criação dos fluxos de automação de e-mail.

As melhores ferramentas de automação e-mail marketing permitem não só a criação dos e-mails mas a construção de um fluxo de automação uma única vez. Os disparos serão feitos automaticamente e de acordo com o comportamento do lead.

 

3 –  Boas-vindas

Enviar um e-mail de boas vindas é uma ótima forma de iniciar um relacionamento produtivo.

Existe o consenso de que o melhor momento para enviar um e-mail marketing para um lead é assim que ele compartilhou as informações de contato. Você pode oferecer, por exemplo, informações sobre sua empresa e produtos, cupons promocionais para comemorar a inscrição no banco de dados; depoimentos de outros clientes, entre outros recursos.

É possível configurar uma série de e-mails de boas-vindas em seu software de automação de marketing para que esse processo seja automatizado sempre que um novo lead chegar à sua base.

Mas lembre-se: cada negócio tem suas características e cada público uma personalidade. Por isso defina essas ações com o apoio de quem realmente estudou, aplicou as técnicas e conhece profundamente o assunto, ou seja: profissionais de marketing digital ou a sua agência.

4- Promoções

Não duvide: um usuário só mantém sua inscrição numa lista de leads de e-mail marketing para e-commerce para receber boas promoções e com exclusividade.

Essa é uma característica dos leads de e-commerce que pode ser bem aproveitada. Invista em campanhas promocionais, com descontos e frete grátis. Mas não se esqueça de utilizar o senso de urgência (promoções com tempo limitado) para ampliar as conversões.

5 – Cadência

Estabeleça a periodicidade e uma cadência nos envios de e-mail marketing. Isso inclui envios constantes, com diferentes abordagens, e em horários pré-definidos. Analise com sua equipe em qual horário seus Leads preferem receber e-mails – e isso varia de negócio para negócio.

 

6. Resgate de carrinhos abandonados

Outra característica das compras online é o grande número de abandono dos carrinhos de compras, sem a finalização do negócio. Portanto, adotar uma estratégia para reativar esses leads é muito importante. Como referência, saiba que as pessoas abandonam seus carrinhos de compras 75,4% das vezes que iniciam a operação.

Para os especialistas, esse resgate é uma das melhores maneiras de aumentar as vendas sem muito esforço, já que os leads estavam “quase lá” e faltando apenas um “empurrãozinho.”

Uma  boa ferramenta de automação de marketing é fundamental para que esses e-mails sejam enviados automaticamente. Fazer isso manualmente é extremamente trabalhoso e improdutivo.

6- Call to Action

Para ter mais eficiência, cada campanha deve ter apenas um objetivo. Para isso os especialistas sugerem a inserção de até 3 Calls-to-Action diferentes em seu e-mail. Argumento: quanto menor o número de tomadas de decisão por parte do usuário, maior a taxa de cliques e as chances de fechamento da compra.


Quer vender mais com seu e-commerce? Fale com a Agência Influência. Uma  equipe de especialistas com longa experiência no atendimento de lojas online saberá como aplicar corretamente as estratégias de e-mail mkt  e vários  outros recursos capazes de turbinar suas vendas agora!

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