O Facebook não é “canal de flyers” online!

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Pois bem, nos dias que correm, a verdade é que são muito poucas as pessoas que não têm acesso ao Facebook. Contudo, são também poucas as empresas que não se aproveitam desse fato.

No entanto, enquanto empresário é importante que tenha em conta que o Facebook não é “canal de flyers” online!

Não percebeu bem? Não se preocupe, iremos explicar-lhe tudo de seguida.

O que é efetivamente um flyer online?

Pois bem, todos os empresários sabem que um flyer é um pequeno papel ou brochura que é distribuído em larga escala, com cores e chavões atrativos e que vão sendo colocados principalmente na caixa do correio, nos vidros dos carros ou entregues em mão por distribuidores de publicidade.

Contudo, quando falamos de um flyer online no Facebook, estamos basicamente a falar de publicidade realizada sem qualquer tipo de análise estratégica, sem objetivos definidos, sem que haja uma linguagem correta para chegar ao público alvo.

Não! Os flyers online são simplesmente publicidades que as empresas fazem, e cujo objetivo é alcançar o maior número de pessoas, sem que as mesmas correspondam a qualquer tipo de critério.

Sem se preocuparem com a perceção que o consumidor pode ter da marca, sem preocupação com a qualidade. Não! O intuito dos mesmos é simplesmente que o mesmo seja visto pelo maior número de pessoas, independentemente do seu perfil de consumidor.

O Facebook é interessante para a sua empresa – Mas saiba como o utilizar

Vamos ser sinceros, você gosta de chegar a casa (ou mesmo ao carro) e ter um monte de publicidade (desinteressante) na caixa de correio (muito provavelmente até tem aquelas etiquetas a dizer “publicidade aqui não”)?

Provavelmente não gosta! Acha as mesmas maçadoras e desinteressantes! Pois bem, se não gosta de as ter no correio, no email ou no vidro do carro (tal como a grande maioria dos consumidores), acha que gosta de as ver em momentos de descontração enquanto está a fazer scroll no Facebook?

Pois, provavelmente não!

Lá está, os outros consumidores também não gostam. Para muitas pessoas, o Facebook é um momento de fuga das suas vidas atarefadas, e pretendem descontrair um pouco, ver publicações dos amigos, ler alguns artigos…

Ninguém gosta de entrar no Facebook e ver apenas publicidade de algo que muito provavelmente nem lhes interessa (como é o caso de homens verem anúncios de cuidados a terem durante a gravidez, isto não faz sentido).

É importante que perceba, quando utiliza a publicidade no Facebook, que a mesma é algo que deve ser feito de forma estruturada, recorrendo a uma linguagem própria (que vai variar de acordo com o público alvo da mesma) e com um visual que complemente toda a campanha.

Se não tiver um anúncio coerente, que tenha objetivos associados e que seja feito de forma simples e assertiva, a verdade é que muito provavelmente o melhor é nem sequer o fazer.

Cuidados a ter com a publicidade online no Facebook

Já dissemos em diversos artigos, que o Facebook é um meio de comunicação que deve ser utilizado nas suas estratégias online. Contudo, deve seguir as dicas de profissionais se pretende criar as suas campanhas online de forma autónoma e sem qualquer ajuda.

Existem diversas vantagens e desvantagens de utilizar esta rede social como forma de comunicação. Se não as conhece, veja de seguida.

Vantagens

  • Melhor segmentação do seu público alvo (ou seja, criação de campanhas direcionadas);
  • Maior controlo de custos;
  • Maior facilidade de monotorização;
  • Aumento da visibilidade e da notoriedade da empresa;
  • Maior eficiência no contacto com o cliente;

Desvantagens

Tal como tudo na vida, criar campanhas no Facebook pode ter algumas desvantagens, principalmente se as mesmas forem feitas de forma incorreta.  No nosso ponto de vista, as seguintes são as principais:

  • No caso de uma segmentação errada tornam-se “chatas” para o consumidor;
  • Podem criar uma imagem negativa da marca;
  • Podem ser intrusivas;
  • Podem levar a que o consumidor bloqueie o acesso à página da sua empresa (desta forma não tem de ver frequentemente os seus anúncios);

De forma simples e prática, ninguém vai para o Facebook fazer compras (se o consumidor quer comprar algo ou vai direto à página da empresa ou na pior das hipóteses procura no Google).

Se quer utilizar o Facebook para aumentar a notoriedade da sua empresa e consequentemente aumentar as vendas, faça-o de forma ponderada e através da informação (e não através de venda direta).

Os consumidores antes de comprarem, analisam as alternativas e procuram o máximo de informações possíveis até tomarem uma decisão.

Assim sendo, se a sua empresa conseguir derrubar todas as barreiras até à venda, você irá fechar o negócio, sem ter de espalhar publicidade online.

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