Empresas portuguesas fazem Marketing Digital sem estratégia

  1. Home
  2. Marketing
  3. Empresas portuguesas fazem Marketing Digital sem estratégia

marketing digital sem estratégia

O Marketing Digital tornou-se numa mais importantes ferramentas ao dispor dos negócios B2B no que diz respeito à geração de mais oportunidades de negócio. Isto deveu-se sobretudo à perda de importância das estratégias de marketing offline, e a consequente diminuição do investimento nessa área.

Muito embora o marketing digital não seja visto como uma novidade no mercado português, este ainda se encontra numa fase de maturação, uma vez que muitas empresas viradas para o B2B em território nacional ainda não têm definida qualquer estratégia de marketing digital.

O marketing de conteúdo tem sido olhado nos últimos anos como algo de fundamental numa estratégia de marketing digital. Contudo, tem-se vindo a verificar que muitas destas estratégias falham, uma vez que as empresas criam conteúdo que não é relevante para o consumidor B2B. Menos de 30% das empresas cria conteúdo que é de facto pensado para as pessoas que o vão consumir. Algumas vezes por não trabalharem com uma Agência de Marketing Digital com uma equipa especializado, outras por não terem o conhecimento dentro da empresa.

Outro ponto bastante relevante que é preciso ter em conta quando se monta uma estratégia de marketing digital, e em particular uma estratégia de marketing de conteúdo, está relacionado com as leads. As empresas usam, por norma, como métrica para determinar o sucesso ou fracasso das suas estratégias de marketing digital a geração de leads que determinada campanha gerou. Contudo, uma perspetiva quantitativa em vez de qualitativa face à geração de leads pode levar a um desperdício de recursos na busca de volume, e que por vezes não geram os resultados pretendidos.

Assim, conclui-se que uma estratégia de marketing para ser bem-sucedida tem que ser pensada deste início de forma a que se dirija ao público se pretende. É escusado fazer uma campanha demasiado abrangente, que consegue gerar muitas leads, mas estas não são qualificadas.

Anterior
Como deve responder aos seus clientes nas Redes Sociais?
Próxima
Estratégia no Marketing Digital: Porque é importante possuir uma
Menu