Implementar a transformação digital

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A transformação digital das empresas é cada vez mais uma necessidade e não algo que tenha de ser feito só porque sim!

Hoje, quem não está online, está com toda a certeza a perder dinheiro e a ser ultrapassado (largamente) pela concorrência.

Lembre-se que as tecnologias digitais como é o caso do mobile, redes sociais, analytics e cloud redefiniram a forma como os empresários fazem negócios.

As mesmas revolucionaram as relações com os clientes e promoveram novas maneiras de entregar e consumir informação.

De acordo com uma pesquisa da Forrester, os empresários de grandes empresas esperam que 47% do total das vendas seja influenciado pelos meios digitais em 2020.

Como queremos que se destaque dos seus concorrentes e consiga alcançar todo o potencial online que a sua empresa pode ter, deixamos-lhe algumas dicas que poderá seguir.

Como implementar a transformação digital – 5 dicas que poderá seguir

A transformação digital não é apenas o processo de agregar novas tecnologias ao negócio.

Na verdade, é muito além disso. Trata-se essencialmente de uma mudança estrutural nas organizações, no qual a tecnologia tem um papel fundamental.

Assim sendo, damos-lhe umas dicas que pode seguir de forma a começar a implementar a transformação digital na sua empresa, e começar hoje mesmo a ganhar a notoriedade que o seu negócio merece.

1 – Analise e altere o seu modelo de negócio

Como as mudanças de uma transformação digital são também estruturais (e não apenas organizacionais) é importante que analise e defina a estratégia da empresa para o mundo digital.

Analise o mercado, identifique onde é que os seus potenciais clientes estão, e identifique como é que as novas tecnologias vão ter impacto no seu negócio.

Entender todo o contexto em que se insere, é o primeiro passo para criar todas as metas e objetivos que vão guiar o seu negócio nesta nova etapa.

2 – Invista na mudança cultural

Sabemos que muitos empresários ainda têm uma ideia pouco realista no que concerne esta temática.

Contudo, não pode criar planos quando as pessoas que tomam as verdadeiras decisões não aceitam ou não compreendem o que se irá passar.

Antes de tudo, é importante que tenha em mente que a zona de conforto e a segurança devem ser postas de lado de forma a conseguir investir numa mudança cultural.

Não deixe que o medo de que as coisas corram mal o façam parar de tentar.

3 – Promova o desenvolvimento de capacidades

A verdade é que as dificuldades técnicas estão por norma entre os principais fatores de impedimento para o sucesso na implementação das transformações digitais no meio empresarial.

Assim sendo, de forma a não começar um processo que tenha posteriormente de ser repensado devido a falhas da sua equipa, é importante que invista primeiramente no desenvolvimento das capacidades da mesma.

A qualificação e formação constantes vão ser essenciais para que as soluções planeadas sejam implementadas e executadas com a devida eficácia.

Tenha um plano para capacitar os seus colaboradores das capacidades necessárias para o desenvolvimento do projeto. E lembre-se sempre: isto não é um custo mas sim um investimento.

4 – Avalie sempre os processos

Muitas empresas seguem os mesmos processos desde que começaram a atuar no mercado.

Contudo, será que tantos passos são mesmo necessários? Não será possível que o processo se torne mais simples para os seus colaboradores e para os seus clientes?

A única forma de saber passa pela avaliação dos mesmos. Analise tudo o que tenha a ver com ciclo dos produtos, processo de fabrico ou processos de venda.

Em muitos casos a automação pode ser uma forma de saltar processos e garantir que o fluxo se torne mais simples.

Outra opção pode ser a transformação para mobile de alguns procedimentos que sejam necessários.

5 – Comece um projeto digital

É importante ter em conta que a automatização de processos é apenas o ponto de partida para a transformação digital do seu negócio. O objetivo final é a transformação — de processos, de modelos de negócios e até mesmo da experiência do próprio cliente.

Todos esses fatores estão a ser revolucionados pela exploração intensa da tecnologia digital disponível. Os objetos e o mundo físico serão substituídos por opções digitais muito mais abrangentes.

Um exemplo prático passa pela virtualização de serviços.

Questões a ter em conta

É importante ter em mente que agora, que já sabe como começar a transformação digital na sua empresa, existem algumas questões essenciais a ter em conta.

Em primeiro lugar, lembre-se que não existe nenhuma transformação digital sem que todos os seus colaboradores e áreas funcionais da empresa estejam envolvidos.

Não basta que o departamento de marketing adote práticas digitais ou a equipa de informática ter acesso aos melhores softwares digitais para que a sua empresa sofra uma transformação digital.

Transformar uma empresa exige a participação de todos os departamentos e é muito diferente da adoção de novas tecnologias em alguns setores.

Outro ponto importante que temos de salientar é que não basta, por exemplo, ter uma página no Facebook, LinkedIn e Instagram e investir em anúncios pagos ou testar novas ferramentas sem que isso esteja 100% alinhado com os objetivos e metas da empresa.

Como explicamos anteriormente, essa mudança ou transformação digital está relacionada não só com a mudança de processos, mas sim com a mudança da cultura e de pensamento de todos os envolvidos.

Por fim, é também essencial ter em mente que não é só usar a tecnologia. É preciso saber usá-la corretamente e a seu favor.

Um exemplo prático é a análise de dados que vão sendo recolhidos, e que algumas empresas analisam e avaliam de forma incorreta, fazendo com que posteriormente tomem decisões infundadas e com pouco (ou nenhum) retorno.

Acredite que se seguir as dicas que lhe demos anteriormente, vai ser muito mais simples implementar a transformação digital na sua empresa e ser bem-sucedido.

Lembre-se que hoje em dia todas as empresas podem e devem estar online, independentemente da área de atuação.

 

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