3 dicas para encontrar clientes no LinkedIn

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3 dicas para encontrar clientes no LinkedInCada vez mais as empresas e os consumidores individuais têm uma página numa plataforma exclusiva para o mercado de trabalho (que quando bem utilizada lhe permite encontrar clientes no LinkedIn) e cuja principal função passa por dar a conhecer currículos e negócios.

No entanto, em muitos casos as empresas podem (e devem!) utilizar esta plataforma para encontrar novos colaboradores, mas também novos clientes.

Contrariamente ao que muitas pessoas ainda pensam, é bastante simples encontrar clientes no LinkedIn e transformar esta simples página numa poderosa ferramenta de geração de Leads.

As melhores dicas para encontrar clientes no LinkedIn

Como a grande maioria dos empresários sabe, esta plataforma é exclusiva para profissionais, permitindo assim a conceção de uma rede de contactos bastante poderosa, principalmente se a sua área de atuação é B2B (Business to Business). Ou seja, se a sua empresa fornece produtos ou serviços para outras empresas.

Por norma, uma empresa tem sempre associada uma Company Page (uma página da empresa onde os colaboradores são identificados, assim como o tipo de negócio) o que permite saber um grande número de informações sobre os responsáveis da mesma (facilitando assim o contacto direto com o responsável).

Se aprender a utilizar corretamente esta ferramenta de geração de leads, através de uma pesquisa de clientes-chave, é possível encontrar clientes no LinkedIn de forma bastante facilitada. Para o conseguir, basta seguir as 3 dicas que lhe vamos dar de seguida.

1 – Como encontrar clientes B2B no LinkedIn

Em primeiro lugar deve pensar no LinkedIn como um motor de busca centrado essencialmente em pessoas (ou neste caso potenciais clientes). Para que isso aconteça, deve conseguir perceber como é que a pesquisa do LinkedIn funciona. Salientamos que existem 2 tipos de pesquisa:

  • Pesquisa Simples – Onde procura por alguém através do nome, empresas ou grupos de discussão;
  • Pesquisa avançada – Aqui pode refinar um pouco mais a sua pesquisa e procurar através de palavras-chave, Nome, Sobrenome, Cargo, Empresas, Instituição de Ensino ou localidade. Pode ainda colocar o tipo de relacionamento (1º, 2º ou 3º grau), idioma, interesses… enfim, são vários os critérios por onde pode pesquisar e que o vão ajudar a encontrar as pessoas certas para o seu negócio.

Por exemplo, se a sua empresa vende equipamentos industriais, você vai querer se conectar com os gerentes ou gestores de compras na sua área de residência ou em todo o território nacional.

Crie uma pesquisa no LinkedIn usando estas palavras-chave: nome da empresa, localização e “gerente de compras” ou “gestor de compras”. Os resultados que irá obter da sua pesquisa vão levá-lo às pessoas com quem precisa trabalhar para angariar esse cliente.

2 – Faça com que seja simples encontrar a sua empresa

Outra forma de encontrar clientes no LinkedIn é deixar que os mesmos o encontrem com facilidade. Isto porque, tal como você está à procura de clientes, os clientes também estão à procura do seu negócio.

Tendo isso em conta, a sua Company Page vai funcionar como um mini-site de apresentação dos seus negócios, e tem de estar otimizado com todas as informações essenciais para ser facilmente encontrado. O mesmo deve ter também o link do seu site para que as pessoas possam ver mais informações.

Um bom perfil de empresa, deve ter sempre duas coisas essenciais:

  • Palavras-Chave – Como o nome da empresa, localização, tipos de serviços, horários…
  • Histórias – Testemunhos de clientes, conteúdos relevantes, fotografias, infográficos, vídeos de apresentação…

3 – Mantenha-se ativo no LinkedIn

Se quer efetivamente encontrar clientes no LinkedIn, é importante que tenha em conta que se deve manter ativo sempre que possível nesta rede social.

Depois de colocar as duas dicas anteriores em prática o segredo é estar ativo (publique conteúdos regularmente, interaja com as publicações dos seus contactos, agradeça sempre que alguém lhe enviar um novo pedido de conexão, participe em grupos de discussão…). Tudo isto são formas bastante simples de estar ativo.

As suas atividades no LinkedIn é que vão fazer a sua empresa ser notada, e isso em última instância vai efetivamente levar a um contacto telefónico ou email, e consequentemente à marcação de uma reunião.

Não tenha medo de interagir e compartilhar informação que vai colocando no seu site. Os artigos que coloca no blog ou mesmo escrever um artigo diretamente na sua página, vai fazer com que esta plataforma se torne efetivamente uma ótima ferramenta de geração de leads.

Agora que já sabe como é que pode efetivamente encontrar clientes no LinkedIn, está na altura de colocar as mãos à obra e criar ou atualizar a sua Company Page, assim como o seu perfil pessoal.

Se tiver algumas dificuldades em utilizar esta plataforma como método contínuo de angariação de clientes, poderá solicitar-nos um contacto, pois estamos habituados a trabalhar de forma constante com o LinkedIn como forma de angariação de novos clientes.

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