A importância de gerar leads através da web

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Nos dias que correm, a grande maioria dos empresários ainda desconhecem a importância de gerar leads através da web. Isso faz com que muitos negócios não desenvolvam todo o seu potencial.

Hoje iremos explicar-lhe o que são leads, como as obter através da internet e qual a importância das mesmas para o desenvolvimento da sua empresa. Saiba tudo de seguida.

1 – Mas afinal o que é que são leads?

Existem ainda diversos empresários que julgam que uma lead é um contacto qualificado por parte de um consumidor que entra em contacto com a sua empresa e está interessado em comprar algo. Na realidade isto é uma lead qualificada, ou seja, é algo que se encontra no estágio seguinte do funil de vendas.

Contudo, de forma simples, a definição é um pouco diferente. Uma lead é a qualificação de um contacto, ou seja, é alguém que lhe cedeu as suas informações em troca de algo gratuito, por exemplo, um e-book ou um período de experiência.

No entanto é importante ter em conta, que, para atrair leads através da internet é necessário que implemente uma estratégia de marketing digital bem definida e cujo principal objetivo seja a angariação das mesmas.

Por norma, estas estratégias englobam ações próprias para a atração do cliente de forma a que posteriormente os mesmos sejam encaminhados para o departamento comercial (ou sigam o funil de vendas).

2 – Como obter leads através da internet

A verdade é que com o desenvolvimento da internet, muitos empresários já começaram a perceber a importância de gerar leads através da internet.

De forma simples, isso acontece, pois, existem inúmeras vantagens associadas a esta aquisição, nomeadamente:

  • Custo reduzido comparativamente a outras formas de comunicação;
  • Maior acompanhamento do funil de vendas;
  • Maior facilidade de conversão;
  • Aumento do valor agregado para o consumidor;
  • Aumento da notoriedade da empresa.

Estas são apenas algumas das vantagens associadas à geração de leads online. No entanto, é importante que saiba como é que pode efetivamente alavancar a sua geração de leads.

De forma prática, existem diversas metodologias e estratégias que podem ser implementadas, contudo, as mesmas vão depender intrinsecamente da empresa e do que estiver disposto a oferecer aos seus potenciais clientes.

Assim sendo, conheça de seguida algumas formas de gerar leads online.

2.1 – Criação de e-books

Os e-books são uma das ofertas clássicas na geração de leads, sendo também uma daquelas que mais sucesso obtém.

A sua principal vantagem, é que é possível aprofundar determinado assunto e explorá-lo de uma forma que não é possível de fazer através de um artigo.

Uma das formas mais simples de criar um e-book, passa por planear todo conteúdo que quer abordar e dividir o mesmo por diversos posts, de forma a que no fim, seja possível agrupar toda a informação num único suporte.

2.2 – Webinars

Outra forma de angariação de leads são os webinars, pois os mesmos devido à utilização de voz e imagem permitem dar um toque mais pessoal ao conteúdo divulgado, aproximando potenciais clientes.

Salientamos que a realização de um webinar tem um custo relativamente baixo, uma vez que apenas precisa de acesso a um computador com microfone integrado.

Pode gravar o mesmo e divulgar nas redes sociais, ou pode fazê-lo em direto juntamente com a sua comunidade, aumentando assim a sua interação.

2.3 – Disponibilização de templates

De forma simples, um template é um modelo pronto a utilizar em qualquer contexto (podem ser folhas de Excel, apresentações, cartas…).

Esta é uma forma simples de gerar leads, uma vez que são bastante práticos e permitem que o potencial cliente poupe tempo e dinheiro.

Ao compartilhar ideias criativas que a sua empresa usa para melhorar o seu dia-a-dia, você ganha autoridade ajudando outras empresas e ainda pode gerar diversas leads.

2.4 – Pesquisas e estudos

Outra forma de gerar leads através da internet, passa pela realização de pesquisas e estudos sobre determinados mercados. Embora antigamente os mesmos fossem apresentados em revistas, jornais ou outros meios impressos, hoje em dia este tipo de publicação é ótimo para gerar leads.

Por exemplo, no contexto do Marketing Digital tudo fica consideravelmente mais fácil, e qualquer empresa consegue fazer uma pesquisa sobre determinado assunto e publicá-la.

2.5 – Aposte em infográficos

Contrariamente ao que possa pensar, os infográficos são ótimos materiais para gerar valor para a sua audiência. Este tipo de conteúdos são representações visuais, que misturam texto e imagens, tornando-o visualmente atrativo e dinâmico.

É também importante ter em conta que nos dias que correm criar este tipo de conteúdo é bastante simples, e não exige nenhum nível elevado de conhecimento técnico (até pode utilizar ferramentas gratuitas para esse mesmo intuito).

Contudo, um infográfico pode ser também uma estratégia muito eficiente para gerar leads através da Web.

2.6 – Cursos via email

Este é outro formato muito rico de conteúdo, tanto para as leads como para a própria empresa.

Para os potenciais interessados é muito útil pois eles vão receber conteúdos numa determinada ordem, o que facilita a forma como aprendem e visualização as informações.

Para a empresa é interessante pois é possível analisar como é que as leads se comportam, ou seja, perceber quais é que estão a ser nutridas (ou seja, que chegam ao objetivo que você pretende) e quais estão a desistir no meio do caminho.

Criar cursos por email é uma tarefa relativamente simples. O principal é criar todo o conteúdo e planear uma sequência lógica que faça sentido para a persona. Feito isso, basta criar um fluxo de automação de marketing para que os leads recebam os emails nessa ordem.

 3 – Qual a importância de gerar leads através da internet?

A verdade é que gerar leads através dos diferentes meios de comunicação online é de extrema importância para a sua empresa.

De forma simples, existem diversos motivos que podemos identificar, nomeadamente:

  • Aumento da notoriedade;
  • Aumento do volume de vendas;
  • Aumento da credibilidade;
  • Permite o crescimento da empresa;
  • Melhoria do relacionamento com o cliente;
  • Aumenta o conforto de um potencial cliente em comprar o seu produto ou serviço.

Estes são apenas alguns dos vários motivos que explicam qual a importância de gerar leads através da web.

Lembre-se sempre que uma lead é um consumidor que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado. Por isso, aposte em estratégias que lhe permitam alcançar o máximo de consumidores possíveis.

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