Interaja e estude mais o seu público e concorrentes

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Interaja e estude mais o seu público e concorrentesE se lhe dissermos que o maior erro das empresas passa pelo desconhecimento do seu público alvo, dos seus concorrentes e das possibilidades infinitas da internet?

É verdade! A grande maioria das empresas quer (obviamente) vender, contudo, além de não conhecerem bem quem são os seus (potenciais) clientes, não sabem também o que é que a sua concorrência anda a fazer.

Hoje iremos dar-lhe umas dicas que o podem ajudar a alavancar os seus negócios através da interação e estudo dos clientes e da concorrência.

Aproveite a sua concorrência e aprenda com ela

Seja online ou offline, a verdade é que no mundo dos negócios vai sempre existir concorrência. No entanto, é importante que encare essa situação como um desafio ao seu desenvolvimento empresarial, e não uma barreira que o obriga a ficar estagnado.

Muitos empresários ainda julgam que seguir a concorrência é algo que não deve ser feito. Mas imagine o seguinte: o seu maior concorrente está a implementar novas estratégias e que estão a ter ótimos resultados! Em vez de ficar quieto no seu canto a vê-lo evoluir, porque não aproveitar e encarar também esse desafio de evolução?

Contrariamente ao que possa pensar, analisar e seguir as estratégias que a sua concorrência está a implementar (de forma ponderada e adequada) pode ser uma ótima forma de continuar a aumentar de forma significativa o seu negócio.

Como é óbvio não estamos a dizer-lhe que deve fazer tudo exatamente da mesma forma que eles estão a fazer! Mas… tirar ideias nunca fez mal a ninguém…

Além disso, com os sites e redes sociais, é cada vez mais simples perceber o que é que os seus concorrentes andam a fazer (já que a informação está disponível para todos).

Acredite que é possível aprender e evoluir apenas a olhar para o que os seus concorrentes diretos estão a fazer.

Foque-se no seu público-alvo

Pois bem, existe um erro muito comum que é praticado pela grande maioria dos empresários. Muitos ainda julgam que basta ter um ótimo produto e que o mesmo se irá vender sozinho.

Isto é completamente falso na grande maioria dos casos. Antes de lançar um produto, é essencial perceber o que é que o seu público quer e precisa (pois apenas dessa forma irá garantir que eles compram os seus produtos ou serviços).

Ao perceber isso irá ser muito mais simples ajustar não só os novos produtos ou serviços, como também promove-los de forma muito mais eficaz e rentável.

É importante ter em mente que realizar um estudo de mercado para perceber o que é que os seus clientes querem não é uma tarefa simples e pode ser muito dispendiosa.

No entanto, um formulário pós compra ou e envio de um email com uma pequena oferta em troca da resposta ao questionário podem ser formas de obter uma amostra das necessidades dos seus clientes. E isso, já é um bom ponto de partida.

Além disso, as redes sociais e os estudos de métricas através do Google Analytics e outras ferramentas podem dar-lhe mais bases de análise e indicarem-lhe qual o rumo certo a seguir no seu negócio.

O importante é interagir, questionar e conhecer ao máximo os seus clientes, já que eles são o principal motivo da sua empresa operar no mercado.

Analise sempre as novas oportunidades

Com a era digital a atingir quase o seu pico, a verdade é que muitas empresas têm optado por alargar os seus produtos e serviços também à internet.

Tenha em mente que independentemente do tipo de negócio que a sua empresa desenvolva, a verdade é que ao estar online tem muito mais probabilidades de obter um maior volume de negócios.

Imagine por exemplo que a sua empresa tem imensos formadores e por norma dá cursos e formações presenciais! Uma boa forma de rentabilizar tempo e dinheiro é passar a fazê-lo também online.

Desta forma, os custos da formação serão mais baixos e por isso irá estar a criar uma oportunidade para as pessoas que querem assistir aos cursos ministrados pela sua empresa, mas que não têm tempo, dinheiro ou estão muito longe de onde os mesmos são dados.

Ao conseguir transpor os seus produtos e serviços para a internet, vai conseguir não só ter uma carteira de produtos mais alargados como também atrair clientes que não estejam na sua área geográfica (e ficar há frente dos seus concorrentes).

Nos dias que correm, não estar presente na internet é quase o mesmo que não existir. A comunicação passa a palavra já não é de todo o único modo (barato) de atrair clientes e fidelizá-los.

A internet é esse novo meio! Todas as pessoas recorrem aos motores de busca quando procuram por um produto ou serviço. Se a sua empresa quer aparecer, tem mesmo de estar presente online!

 

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