Quanto tempo deve esperar até analisar os resultados das campanhas de marketing?

  1. Home
  2. Marketing
  3. Quanto tempo deve esperar até analisar os resultados das campanhas de marketing?

Como é óbvio, e contrariamente ao que muitos empresários ainda pensam, obter resultados das campanhas de marketing, não é algo que ocorra de um dia para o outro.

A definição de estratégias para o desenvolvimento das campanhas, é algo que demora algum tempo, uma vez que as mesmas necessitam ser desenvolvidas de acordo com os objetivos estratégicos da empresa.

Contudo, hoje resolvemos explicar-lhe como funciona todo o processo, para que compreenda uma pouco mais sobre esta questão.

Resultados das campanhas de marketing – Quanto tempo até os obter?

A verdade é que o tempo de obtenção destes resultados, varia consoante a campanha que está a ser implementada, mas também consoante os objetivos que tenham sido previamente definidos.

Por exemplo, o tempo de obtenção de resultados para uma campanha de aumento de notoriedade/visitas ao site varia entre um a três meses. No entanto, se estivermos a falar de campanhas para aumento de vendas, os resultados podem demorar até seis meses até que cumpram os objetivos que foram definidos.

Como é óbvio, este período temporal é também reflexo do tipo de negócio que tenha. Uma empresa que venda um produto que possa ser adquirido por impulso, aumenta as vendas de forma mais rápida que uma empresa que tenha o seu target no mercado B2B e venda serviços que precisem ser ponderados.

Contudo, é importante salientar que a grande maioria dos resultados das campanhas de marketing é obtido a médio ou longo prazo.

Como definir os resultados das campanhas de marketing?

Antes de começar a estruturar as suas campanhas de marketing, é essencial que faça uma avaliação à sua empresa, aos objetivos da mesma a médio ou longo prazo (até porque todos os empresários sabem que são poucos os métodos que geram resultados num dia).

Assim sendo, o primeiro passo é definitivamente definir os seus objetivos (os mesmos devem ser mensuráveis e permitirem uma análise constante de retorno).

Depois de os mesmos estarem definidos é importante que tenha uma equipa de marketing qualificada para os atingir.

Essa equipa pode ser interna, contudo, a subcontratação de uma empresa especializada é na maior parte dos casos uma alternativa mais viável. Uma vez que a construção de uma equipa interna com conhecimentos abrangentes é uma tarefa que demora muito tempo.

Quando tiver a sua equipa, devem começar a alinhar as estratégias de forma a conseguir implementar as mesmas e começar a analisar os resultados das campanhas de marketing.

Como é óbvio, ao final de alguns dias já vão existir diversos dados que devem ser corretamente analisados. Essa análise é essencial pois permite uma perceção do desempenho das mesmas.

Por exemplo, é possível ver se uma campanha está bem estruturada e a correr de acordo com as previsões com a análise de algumas métricas de desempenho.

No caso de estar tudo a correr dentro do esperado a campanha é mantida, no caso de estar longe das espectativas a campanha é reformulada, sendo novamente testada pouco tempo depois. Se não estiver a correr de acordo com o esperado a campanha é concluída e dado início a uma nova estratégia.

Quais as métricas de desempenho que devem ser avaliadas?

De forma a analisar os resultados das campanhas de marketing, existem diversas métricas que devem ser analisadas, sendo as mesmas distribuídas por 2 grupos distintos: métricas de atração/envolvimento e métricas de conversão/receita.

Conheça um pouco quais as métricas que devem ser analisadas em cada uma destes pontos.

1.1 – Métricas de atração

São consideradas métricas de atração, aquelas que permitem contabilizar a atração do consumidor ao próprio site. Estas, permitem avaliar o aumento da notoriedade, assim como o tráfego que é gerado de forma orgânica através dos motores de busca ou redes sociais.

Alguns exemplos são:

  • Número total de visitas;
  • Número de visitantes recorrentes;
  • Fontes de tráfego;
  • Tráfego em dispositivos móveis;
  • Bouce Rate (taxa de rejeição);
  • Conteúdo partilhado.

1.2 – Métricas de conversão/receita

As métricas de conversão têm como principal objetivo avaliar qual o nível de conversão gerado através das campanhas com as quais se atraem consumidores para o site ou loja online.

No outro lado, as métricas de receita são aquelas que lhe permitem analisar os resultados das campanhas de marketing em termos de retorno do investimento. Estas métricas são as últimas a serem analisadas, uma vez que dependem da conclusão da campanha, devem ser analisadas campanha a campanha, para serem efetivas.

Alguns exemplos de ambas são:

  • Número total de conversões;
  • Taxa de conversão do funil de vendas;
  • Taxa de cliques;
  • Conversão de novos visitantes vs. visitantes recorrentes.
  • CAC – Custo de aquisição por cliente;
  • LTV – Lifetime value;
  • MRR – Receita mensal recorrente;
  • ROI – Retorno sobre o investimento.

Como pode ver, obter e analisar os resultados das campanhas de marketing é uma tarefa que nem sempre é simples, e muito menos rápida de ser realizada.

Lembre-se sempre que as ações de divulgação online devem ser extremamente bem estudadas e obedecer a uma série de regras complexas para que haja garantias de resultados quantitativos e qualitativos.

Tags:
Anterior
Empresa de marketing digital – o que pode fazer por si
Próxima
Conheça as principais vantagens da publicidade online
Menu